Por que o diabetes fora de controle pode causar muita sede?

Por que o diabetes fora de controle pode causar muita sede
Por que o diabetes fora de controle pode causar muita sede

Se você tem diabetes, certamente já deve ter ouvido falar na relação da doença com o fato de sentir muita sede. Mas, afinal, por que o diabetes fora de controle pode causar muita sede

Antes disso é preciso entender um pouco sobre a doença que é metabólica e caracteriza-se pela maior quantidade de glicose no sangue. O paciente diabético deve realizar tratamento para manter os níveis glicêmicos em patamares considerados seguros e evitar uma descompensação da doença. Quando fica fora de controle, o problema pode causar complicações em órgãos, como os rins e os olhos, por exemplo. 

É importante entender ainda, antes de falarmos por que o diabetes fora de controle pode causar muita sede, que essa doença tem como principal característica o excesso de glicose no sangue e é justamente a glicose que é produzida a partir dos alimentos que a gente ingere, tornando-se nossa principal fonte de energia.

Causa do diabetes

O diabetes pode ter duas causas diferentes, nos pacientes diagnosticados com tipo 1, o organismo deixa de produzir insulina, o hormônio que leva a glicose para dentro das células, para que o açúcar seja usado como combustível. Já em pacientes com tipo 2, o organismo não produz quantidade suficiente de insulina ou não consegue empregar o hormônio produzido de forma adequada.

Afinal, por que o diabetes fora de controle pode causar muita sede? 

Dois dos sintomas do diabetes descompensado são fome e sede exageradas, então, além de causar bastante sede, a pessoa tende a sentir bastante fome, pois isso trata-se do esforço do organismo que elimina o excesso de açúcar.

A insulina é a deixa para que a glicose entre na célula, se acontece a falta da insulina, não existe essa entrada importante o que contribui para o aumento da célula no sangue, demandando do organismo que ele jogue fora o açúcar por outro caminho. É justo neste ponto que os rins entram em ação e é por lá que o açúcar tende a ser jogado fora, fazendo com que a pessoa urine mais e desidrate, provocando, portanto, mais sede. 

 

Pesquisar