Diabéticos podem se vacinar contra Covid-19?

A vacinação contra o Covid-19 no Brasil já começou e agora está na fase de pessoas com comorbidades, como a diabetes. Afinal, diabéticos podem se vacinar contra Covid-19

Neste conteúdo, vamos esclarecer essa dúvida.

A resposta é sim. Este grupo está introduzido no Plano Nacional de Imunização, inclusive os diabéticos são considerados fatores de risco para a evolução da forma grave da Covid.

Então, se sua dúvida era se diabéticos podem se vacinar contra Covid-19, já esclarecemos logo no início deste conteúdo. 

Como os diabéticos podem se proteger contra a Covid-19?

É sempre importante salientar que um paciente com diabetes não pode abandonar, jamais, suas consultas ao médico e os cuidados para essa comorbidade não se agravar. Isso precisa ser intensificado durante a pandemia, afinal, como já mencionamos, os diabéticos são grupo de risco. 

Por isso, não basta apenas se questionar se diabéticos podem se vacinar contra Covid-19, mas sim redobrar os cuidados com a saúde. É preciso seguir à risca todas as recomendações das autoridades sanitárias, lavar sempre as mãos, usar álcool em gel, fazer o correto uso da máscara e evitar, ao máximo, aglomerações. Além desses fatores básicos para se prevenir contra o coronavírus, os diabéticos devem manter sempre em dia a conversa com o médico e os cuidados que antes já eram tomados. 

Como os diabéticos podem se vacinar contra Covid-19?

Bom, agora você já sabe que diabéticos podem se vacinar contra Covid-19. Mas, afinal, o que é preciso para que de fato a vacinação seja concluída em pessoas deste grupo?

É importante se atentar a isso, pois para tomar a vacina, a pessoa com deficiência permanente ou com comorbidades deve comprovar seu estado de saúde. No caso das pessoas com deficiência, estão sendo atendidas aquelas beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada), do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). 

No entanto, além do comprovante do BPC, a pessoa também deve comprovar seu estado de saúde por meio de algum documento simples, mesmo que seja mostrando o Bilhete Único Especial.
O ideal é que as pessoas procurem seu médico e peçam as orientações devidas para conseguirem tomar a vacina. Se não for possível agendar uma consulta, o correto é procurar o posto de saúde mais próximo que esteja aplicando as doses e se informar sobre os documentos necessários.

O que mais eu preciso saber sobre diabéticos e a vacinação contra Covid-19?

Em nota técnica da Sociedade Brasileira de Diabetes e da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia sobre Imunização para Covid-19 na pessoa com Diabetes, foi informado que essas duas sociedades “apoiam a vacinação da população brasileira no menor tempo possível, incluindo-se as pessoas com Diabetes Mellitus (DM) que pertençam aos grupos contemplados”.

Outro destaque que as sociedades fazem em relação à dúvida de quem lê este conteúdo se os diabéticos podem se vacinar contra Covid-19 é: “ Portanto, mesmo os já imunizados, ainda se faz necessária a manutenção do uso de máscaras, higiene frequente das mãos, uso do álcool em gel e distanciamento social, até que tenhamos todas as respostas sobre a eficácia das vacinas e/ou tenhamos alcançado a imunidade em massa”.

Importante apresentar também parte da nota das sociedades em relação à vacinação de crianças: “Os estudos com as vacinas foram limitados quanto à eficácia em crianças, adolescentes e imunodeprimidos. Incertezas ainda existem, também, sobre a diferença da eficácia em quem já teve a infecção pelo Covid-19 e os que nunca a tiveram em relação à duração do tempo de proteção. Portanto, não deverão ser contempladas, nesta fase inicial, crianças e adolescentes com DM tipo 1. 

Consulte um especialista

Se você ainda tiver dúvidas se os diabéticos podem se vacinar contra Covid-19, procure um médico ou um farmacêutico especializado e esclareça suas dificuldades. Se puder, tome a vacina e continue se prevenindo. 

Deixe seu comentário

img

Pesquisar