Diabetes engorda?

Uma das dúvidas comuns entre diabéticos é se a doença é responsável por engordar. Por isso, neste conteúdo vamos dar a explicação sobre essa questão. Afinal, diabetes engorda? 

É preciso entender os dois tipos da doença para compreender a questão se diabetes engorda. Vamos lá?

Diabetes tipo 1

A diabetes tipo 1 é uma doença considerada autoimune, uma vez que o próprio sistema imunológico do paciente ataca as células betas, responsáveis por controlar a glicose no sangue. Dessa forma, pouca ou nenhuma insulina é produzida, permitindo que o nível alto de açúcar seja transportado livremente na corrente sanguínea.

Esse tipo da doença acomete, geralmente, crianças e adolescentes e corresponde de 5 a 10% das pessoas com diabetes, e o tratamento é a reposição do hormônio insulina.

Diabetes tipo 2

O quadro de diabetes tipo 2 é o mais comum entre os pacientes com a doença, representando 90% das pessoas diagnosticadas. Usualmente, ocorre em adultos, porém, devido ao estilo de vida mais sedentário, o número de crianças com diabetes tipo 2 tem crescido nos últimos anos. A doença surge quando o organismo não fabrica quantidade suficiente de insulina, ou a insulina produzida não é capaz de desempenhar sua função adequadamente para controlar a glicemia no sangue. Com isso, a doença não é considerada autoimune e geralmente, envolve pessoas acima do peso, sedentárias e com má alimentação.

Fatores genéticos também influenciam no desenvolvimento da doença, que possui tratamento com a realização de atividade física e mudanças na rotina alimentar. Além disso, de acordo com a avaliação médica, é possível que seja necessário o uso de insulina e outros medicamentos para o controle glicêmico.

Diabetes engorda? Vamos falar do tipo 1

Importante entender quando se pesquisa se diabetes engorda, é que no tipo 1 da doença o corpo não utiliza de maneira adequada a glicose. Então, neste caso, a diabetes não engorda, mas sim emagrece. 

Isso porque os níveis de glicose são controlados por um hormônio chamado insulina, que é produzido no pâncreas, e na diabetes tipo 1, o pâncreas não produz a quantidade suficiente deste hormônio.

Quando esse tipo da doença não é diagnosticada ou não é tratada, pode causar a perda de peso, pois a glicose se acumula na corrente sanguínea caso a insulina não esteja disponível para levá-la até as células. Quando os níveis de glicose ficam altos, os rins trabalham para se livrar do açúcar não utilizado através da urina, o que causa perda de peso devido à desidratação e perda de calorias do açúcar que não foi usado como energia.

É por isso que neste caso específico, a diabetes emagrece, mesmo quando a pessoa mantém um apetite normal ou até mesmo maior. No entanto, uma vez que essa condição é tratada, o peso geralmente volta ao normal. 

Para ter mais detalhes sobre este tipo de diabetes, consulte o seu médico e tire todas as suas dúvidas.

Diabetes engorda? Vamos falar do tipo 2

No caso da diabetes tipo 2, o pâncreas ainda produz insulina, porém ela não funciona como deveria e os níveis de açúcar no sangue ficam altos.

Neste caso, alguns pacientes acabam acima do peso ou são considerados obesos, aumentando o risco de desenvolver diabetes tipo 2. 

O ganho de peso em pessoas com diabetes tipo 2 faz com que os níveis de açúcar no sangue fiquem ainda mais difíceis de controlar. Por isso, se você quer descobrir se diabetes engorda, o jeito é prestar atenção neste tipo da doença.

Pessoas com diabetes tipo 2 têm uma condição chamada resistência à insulina, ou seja, elas são capazes de produzir insulina, mas seus corpos não podem usá-las de maneira adequada para mover a glicose para as células. Por isso, a quantidade de glicose no sangue aumenta e o pâncreas produz mais insulina para tentar superar esse problema.

Onde encontrar uma farmácia especializada em diabetes?

A Diabetes Farma é uma drogaria especializada, e trabalha com medicamentos, insulinas e insumos necessários para o tratamento e controle da doença. Desde 2012 tem o intuito de reunir, em um único espaço, tudo que o paciente com diabetes precisa para o seu tratamento.

Aqui o paciente encontra uma equipe de profissionais qualificados, prontos para orientar na utilização correta de seus produtos, garantindo a eficácia do tratamento e uma melhor qualidade de vida. Somos educadores em diabetes e sabemos que a informação e o esclarecimento sobre a doença são os pilares para o sucesso do tratamento.

Aqui na  Diabetes Farma você encontra uma ampla linha de medicamentos, insulinas, monitores e tiras de glicemia, agulhas e seringas, lancetas e lancetadores, acessórios para diabéticos, canetas para aplicação de insulina, entre outros, além de diversas opções de produtos diet, como, adoçantes, achocolatados, doces diversos, bebidas dietéticas e muito mais.

Deixe seu comentário

img

Pesquisar