Frutas que Diabéticos Podem Comer

Hoje vamos falar sobre as Frutas que Diabéticos podem Comer.

Uma dúvida frequente entre os diabéticos pré-diabéticos está relacionada ao consumo das frutas. Algumas frutas são ricas em carboidratos e possuem alto índice glicêmico, por isso não são recomendadas para quem tem diabetes, como por exemplo ameixa, uva e figo.

Outras frutas que diabéticos devem evitar comer são as frutas desidratadas, pois elas contém muito açúcar, o que pode causar um pico de glicemia.

diabético pode consumir até 3 porções de frutas por dia, desde que elas não se repitam. Durante o dia, é ideal alternar entre frutas de alto índice glicêmico e alta carga glicêmica. Por exemplo: uma porção de banana, uma porção de pêssego e uma de morango. Já uma porção de banana, melancia e manga pode ultrapassar o indicado diário.

Banana

A banana pode ser consumida, porém com cuidados quanto à quantidade. As bananas prata, ouro e maçã são as que têm menos açúcar em sua composição. É importante ressaltar que quanto mais madura a banana, maior seu índice glicêmico. Portanto, pacientes diabéticos devem consumir a banana mais verde ou metade da fruta.

Dica: Unir frutas à oleaginosas ou fontes de proteína e gorduras, como aveia e chia, ajudam a diminuir a carga glicêmico das frutas.

Melancia

A melancia é uma fruta com alto índice glicêmico, porém sua carga glicêmica é baixa. O paciente diabético deve ter cautela quanto a como vai consumir, pois nunca deverá ser consumida sozinha. É ideal balancear com uma oleaginosa ou proteína.

Goiaba

Fruta com baixo índice glicêmico e baixa carga glicêmica também. Rica em fibras e Vitamina C. A goiaba pode ser uma ótima opção de lanche para o diabético, sem restrição. Pode ser consumida inteira.

Morango

Rico em antioxidantes, com baixo índice e carga glicêmica, os morangos ajudam a combater os radicais livres causados pela diabetes. Um paciente diabético pode consumir até 10 morangos por dia.

Laranja

Rica em vitamina C e fibras. O suco de laranja não é indicado aos diabéticos, pois no processo de fazer a fruta virar suco ela perde toda sua fibra. Ou seja, o diabético pode comer a laranja in natura junto com o bagaço.

Dica: Caso a vontade de tomar um suco de laranja esteja grande, uma dica é espremer apenas uma laranja e completar o copo com água e gelo, e consumir sempre após uma refeição com outros nutrientes, pois assim o corpo terá outras coisas para digerir e o índice glicêmico pode cair.

Pêssego

O pêssego é rico em fibras e antioxidantes, com carga e índices glicêmicos baixos. O pêssego pode ser consumido por diabéticos, contanto que não seja o pêssego em caldas. A fruta deve ser consumida in natura, até 2 porções por dia.

Dica: É ideal que as frutas consumidas in natura, como por exemplo o pêssego e morango, sejam orgânicos, pois são frutas que costumam possuir muito agrotóxico em sua casca.

Mamão

Rico em licopeno, um antioxidante ligado à prevenção do câncer de próstata, o mamão tem médio índice glicêmico e carga glicêmica um pouco alta. Por isso, deve haver um certo cuidado ao ser consumido - principalmente o mamão papaia. Uma opção de oleaginosa para consumir juntamente com o mamão é a chia.

Dica: Secar e bater os caroços do mamão no liquidificador fazem com que elas virem uma farinha rica em fibras.

Limão

Rico em vitamina C, o limão está ligado à prevenção de gripes e resfriados, e pode ser consumido sem restrições pelos diabéticos.

Abacate

Com índice e carga glicêmica baixas, o abacate é rico em gorduras boas que auxiliam na saciedade. A medida ideal para pacientes diabéticos são 4 colheres de sopa.

 

Existem alguns medidores online, como por exemplo o Calcular Calorias Dieta e Saúde, que ajudam a verificar as quantidades de fibras e carboidratos de cada alimento.

 

*Consulte seu médico ou nutricionista para indicar um plano alimentar ideal para sua necessidade.

 

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