Diabético pode tomar açaí?

Diabético pode tomar açaí?
Diabético pode tomar açaí?

Descobrir se o diabético pode tomar açaí deve ser uma dúvida que permeia a cabeça de muitos que convivem com a doença. Não somente o açaí, mas como diversos outros alimentos, pois quando a doença é diagnosticada, independente se ela for do tipo 1 ou do tipo 2, é preciso criar novos hábitos alimentares. 

Aqui no blog da Diabetes Farma nós falamos de diversos assuntos esclarecedores para quem tem diabetes e você pode conferir todos os temas tratados, clicando aqui

Entendendo mais sobre o açaí

O açaí é um alimento que pode ser considerado de alto valor nutricional, pois é composto por elementos que beneficiam o funcionamento apropriado do organismo, como carboidrato, fibras, cálcio, potássio, magnésio, ferro, vitamina B1, B2, além de ainda ser composto por antioxidantes. 

Mas será que com tantos benefícios assim para o organismo, o diabético pode tomar açaí? Vejamos no próximo tópico. 

Finalmente, quem tem diabetes pode tomar açaí?

Quando o diabético inicia a preparação do seu cardápio, é recomendado pelo profissional que haja algumas substituições do que ele já está habituado a consumir. Com um cardápio bem montado e seguido pelo diabético, tudo pode ser consumido, desde que se observe a quantidade, pois tudo o que é em excesso faz mal. Com esta regra simples em mente, podemos dizer que o dibético pode sim tomar açaí!

Aliás, esta regra da atenção ao excesso deve ser seguida para quaisquer alimentos. E o açaí se enquadra nesta questão, porque é um alimento calórico que não deve ser consumido em grandes porções e nem todos os dias. Ou seja: o açaí não deve sair da dieta de um diabético, mas não pode ser uma constante.

Outro detalhe a se atentar é que há diferenças entre as calorias do açaí:

  • Açaí natural na forma de fruta.

Antes de ser processado apresenta cerca de 65 calorias em uma porção de 100 gramas. A ingestão nesta quantidade não causa tanto impacto.

  • Açaí em polpa

A quantidade de calorias vai depender do tipo de produção, podendo variar de 87 a 90 calorias em uma porção de 100 gramas.

 

  • Açaí misturado ao xarope de guaraná

Nesta formulação, a quantidade de calorias pode ser até três vezes mais, se comparado aos outros dois tipos. Isso acontece por conta da adição do açúcar com o xarope de guaraná.

 

O açaí ainda apresenta-se como sorvete e pode ser servido em porções com frutas, granola ou outros acompanhamentos (como leite em pó, creme de avelã, leite condensado entre outros) que faz com que o valor calórico e o teor de açúcar seja cada vez mais alto e prejudicial.

Por isso, quem é diabético pode tomar açaí, mas desde que esteja atento à quantidade e aos acompanhamentos. 

Falando em frutas, deixamos a seguir uma dica de um artigo em que você encontra dicas de quais delas o diabético pode comer. 

 

Leia: Frutas que os diabéticos podem comer

Qual o índice glicêmico do Açaí?

O site Ciência e Saúde publicou um estudo que mostrou a determinação do índice glicêmico da polpa de açaí. O estudo chegou ao seguinte resultado: a polpa de açaí pode ser classificada como um alimento de alto IG (86,07±11,83%) e carga glicêmica intermediária (16,34 g). 

Como conclusão, o site aponta, por meio do estudo publicado em 2019 por Fabiane Scholz, Flávia Moraes Silva e Simara Rufatto Conde, que “a polpa de açaí é classificada como um alimento de alto IG e média CG. Sendo assim, a melhor opção de consumo deste alimento, pode ser no contexto de uma refeição, resultando em uma menor resposta glicêmica pós-prandial”. O estudo completo você pode conferir, clicando aqui

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