Diabetes e Menopausa: quem tem diabetes pode fazer um tratamento de reposição hormonal?

Se você está buscando saber se quem tem diabetes pode fazer um tratamento de reposição hormonal, neste conteúdo vamos esclarecer alguns pontos. Antes de tudo, é importante ressaltar a necessidade do acompanhamento e avaliação médicas para que todas as questões sejam esclarecidas, pois a decisão de iniciar um tratamento de reposição hormonal deve ser muito bem discutida com um especialista. 

No entanto, há muitas dúvidas que rodeiam este assunto e uma delas é a presença de doenças crônicas no organismo, como a diabetes. Estas questões podem ser ainda maiores em mulheres que entram na menopausa e que sofrem com as alterações hormonais significativas e importantes para o metabolismo.

Neste conteúdo vamos tratar deste assunto: quem tem diabetes pode fazer um tratamento de reposição hormonal?

Qual a causa da diabetes?

Antes de entrarmos definitivamente na questão se quem tem diabetes pode fazer um tratamento de reposição hormonal, vamos esclarecer o que causa esta doença. 

A diabetes pode se desenvolver, através de duas condições:

  1. Autoimune. Chamada de Diabetes Tipo 1, quando as células de defesa do paciente destrói as células produtoras de insulina.
  2. Estilo de vida. Neste caso na maioria das vezes os hábitos alimentares e sedentarismo, que causam a doença e ela é conhecida como Diabetes Tipo 2, ou seja, uma consequência da incapacidade do organismo em utilizar toda a glicose disponível no sangue.

 

Veja Mais: Entenda a diferença da Diabetes tipo 1 e tipo 2

Como a diabetes pode ser controlada na menopausa?

Não há uma diferença específica para pacientes que estão ou não na menopausa. Para aquelas mulheres diagnosticadas com Diabetes Tipo 1, o tratamento é feito com a aplicação de insulina, além do acompanhamento dos hábitos alimentares. Já em pacientes com a Diabetes Tipo 2, o tratamento é realizado com orientações e acompanhamento dos hábitos alimentares, além de ser recomendado a prática de exercícios físicos. 

Portanto, quando se fala em diabetes e menopausa, não há interferência no quesito tratamento e controle da doença. 

De qual forma o tratamento hormonal afeta a glicemia?

Cada organismo reage de uma forma ao tratamento de reposição hormonal e às consequências do mesmo na glicemia. Por isso é importante contar com a assistência de um médico especializado que, a partir de avaliações e exames, poderá compreender melhor esta questão. 

No entanto, é possível que haja alguns efeitos e, por isso, o tratamento para controlar a glicemia pode ser ajustado com a chegada da menopausa, evitando consequências.

E o tratamento natural?

Quem está buscando saber se quem tem diabetes pode fazer um tratamento de reposição hormonal também pode ter dúvidas relacionadas ao tratamento natural. Afinal, ele é uma possível solução? A resposta é sim, mas sempre com acompanhamento, para que o uso seja seguro e benéfico. 

O tratamento natural acontece com produtos à base de soja e é rico em isoflavonas, que são compostos semelhantes ao estrógeno feminino, aqueles que substituem os hormônios que estão faltando, durante a menopausa.

Então, fica evidente que sim: quem tem diabetes pode fazer um tratamento de reposição hormonal, desde que ele seja seguro e eficaz para cada tipo de paciente. 

Clique aqui para saber mais dicas sobre quem tem diabetes no nosso blog e aqui para ter acesso aos nossos produtos. 

Saiba mais sobre a DiabetesFarma

A DiabetesFarma é uma drogaria especializada, e trabalha com medicamentos, insulinas e insumos necessários para o tratamento e controle da doença. Desde 2012 tem o intuito de reunir, em um único espaço, tudo que o paciente com diabetes precisa para o seu tratamento.

Aqui o paciente encontra uma equipe de profissionais qualificados, prontos para orientar na utilização correta de seus produtos, garantindo a eficácia do tratamento e uma melhor qualidade de vida. Somos educadores em diabetes e sabemos que a informação e o esclarecimento sobre a doença são os pilares para o sucesso do tratamento.

Aqui na  Diabetes Farma você encontra uma ampla linha de medicamentos, insulinasmonitores e tiras de glicemiaagulhas e seringaslancetas e lancetadoresacessórios para diabéticoscanetas para aplicação de insulina, entre outros, além de diversas opções de produtos diet, como, adoçantesachocolatadosdoces diversosbebidas dietéticas e muito mais.

 

Pesquisar